Comunicação missionária: a formação de redes para a evangelização

0(0 Ratings)
0(0 Ratings)
R$40.00
Alunos5
Carga horária 4h 30m
R$40.00
Alunos5
Carga horária 4h 30m
R$40.00

Com
Certificado

Com
Certificado

Compartilhar

Conheça o curso

O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, apresenta à Igreja no Brasil mais uma iniciativa: o curso “Comunicação missionária: a formação de redes para a evangelização”.

A Igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, reconhece a necessidade de anunciar o Evangelho nos “novos areópagos”, servindo-se dos benefícios que a cultura midiática proporciona, em vista do fortalecimento da cultura de proximidade e encontro: “Para ser missionária, a comunidade eclesial necessita também se inserir ativa e coerentemente nos novos areópagos, dentre os quais se encontram as redes sociais. Com um olhar propositivo, é imprescindível reconhecer as oportunidades para a propagação do Evangelho que a cultura midiática oferece. […] Por isso, é necessário restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, onde a interação é entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro. Uma comunidade é uma rede entre as pessoas em sua totalidade” (DGAE 2029-2023, n. 118 ).

Por sua vez, o Programa Missionário Nacional 2019-2023, levando em consideração a necessidade de avançar, ampliar, articular melhor e qualificar a atuação da Igreja no que se refere à comunicação, dentro da prioridade “Animação missionária”, se propõe a criação da rede de comunicação missionária (RECOMIS) em vista de fortalecimento dos processos missionários (cf. 3.2.II).

É dentro deste espírito é que gostaríamos de oferecer esta iniciativa formativa, em forma de curso on-line, buscando corresponder ao grande desejo do Papa Francisco de sermos uma Igreja missionária, em saída, para, a exemplo de Cristo, poder comunicá-la e testemunhá-la até os confins do mundo (cf. At 1,8), servindo-nos de todos os meios disponíveis.

Objetivo geral

Impulsionar a missão evangelizadora da Igreja no ciberespaço, através da atuação em rede.

Documento de referência:

Documentos da CNBB 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (edição atualizada). Brasília: Ed. CNBB 2023

HORÁRIO: 22, 23 e 24 de outubro de 2024 – on-line 19:30 às 21:00 – Disponível para ser assistida a qualquer horário
REALIZAÇÃO: Edições CNBB e CCM
PLATAFORMA: Edições CNBB
MODALIDADE: acesso assíncrono
ASSESSORES:

  • Osnilda Lima e Ricardo Alvarenga,
  • Ricardo Alvarenga,
  • Guilherme Cadoiss – Santa Carona.

CUSTO: R$ 40,00

O que vou aprender?

  •  Sensibilizar os participantes sobre a necessidade da presença e atuação da Igreja no ambiente digital como lugar de anúncio e testemunho do Evangelho;
  •  Fortalecer a comunhão e sinergia entre as várias instâncias, orgnismos e iniciativas na área de comunicação na Igreja no Brasil, em vista da sinodalidade e missionariedade;
  •  Proporcionar espaço de formação dos leigos/as, consagrados/as e ordenados para que compreendam as novas linguagens e práticas vivenciadas pela sociedade contemporânea, a fim de inculturar a mensagem do Evangelho no cultura digital;
  •  Incentivar o uso das ferramentas modernas de comunicação entre os agentes pastorais para uma presença mais efetiva na web e para dinamizar e ampliar as ações evangelizadoras da Igreja;
  •  Provocar reflexões sobre as problemáticas presentes no ambiente digital considerando diversos elementos: privacidade, segurança, credibilidade de dados, riscos relativos à ética e aos valores humanos e cristãos;
  •  Refletir sobre a atual organização da comunicação missionária na Igreja no Brasil.

Requisitos

  •  Reflexões temáticas;
  •  Utilização de recursos audiovisuais;
  •  Leitura dos textos propostos pelos assessores;
  •  Indicações de referências bibliográficas para aprofundamento do estudo pessoal.

Público

  •  Membros e colaboradores da PASCOM;
  •  Missionários digitais;
  •  Membros de Novas Comunidades;
  •  Membros e colaboradores das Obras Missionárias;
  •  Membros dos Conselhos Missionários (COMIPAs, COMIDIs, COMIREs, COMISEs);
  •  Responsáveis e colaboradores de Revistas Missionárias;
  •  Membros e colaboradores da rede de comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB);
  •  Membros e colaboradores da equipe nacional de comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, apresenta à Igreja no Brasil mais uma iniciativa: o curso “Comunicação missionária: a formação de redes para a evangelização”.

A Igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, reconhece a necessidade de anunciar o Evangelho nos “novos areópagos”, servindo-se dos benefícios que a cultura midiática proporciona, em vista do fortalecimento da cultura de proximidade e encontro: “Para ser missionária, a comunidade eclesial necessita também se inserir ativa e coerentemente nos novos areópagos, dentre os quais se encontram as redes sociais. Com um olhar propositivo, é imprescindível reconhecer as oportunidades para a propagação do Evangelho que a cultura midiática oferece. […] Por isso, é necessário restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, onde a interação é entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro. Uma comunidade é uma rede entre as pessoas em sua totalidade” (DGAE 2029-2023, n. 118 ).

Por sua vez, o Programa Missionário Nacional 2019-2023, levando em consideração a necessidade de avançar, ampliar, articular melhor e qualificar a atuação da Igreja no que se refere à comunicação, dentro da prioridade “Animação missionária”, se propõe a criação da rede de comunicação missionária (RECOMIS) em vista de fortalecimento dos processos missionários (cf. 3.2.II).

É dentro deste espírito é que gostaríamos de oferecer esta iniciativa formativa, em forma de curso on-line, buscando corresponder ao grande desejo do Papa Francisco de sermos uma Igreja missionária, em saída, para, a exemplo de Cristo, poder comunicá-la e testemunhá-la até os confins do mundo (cf. At 1,8), servindo-nos de todos os meios disponíveis.

Objetivo geral

Impulsionar a missão evangelizadora da Igreja no ciberespaço, através da atuação em rede.

Documento de referência:

Documentos da CNBB 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (edição atualizada). Brasília: Ed. CNBB 2023

HORÁRIO: 22, 23 e 24 de outubro de 2024 – on-line 19:30 às 21:00 – Disponível para ser assistida a qualquer horário
REALIZAÇÃO: Edições CNBB e CCM
PLATAFORMA: Edições CNBB
MODALIDADE: acesso assíncrono
ASSESSORES:

  • Osnilda Lima e Ricardo Alvarenga,
  • Ricardo Alvarenga,
  • Guilherme Cadoiss – Santa Carona.

CUSTO: R$ 40,00

O que vou aprender?

  •  Sensibilizar os participantes sobre a necessidade da presença e atuação da Igreja no ambiente digital como lugar de anúncio e testemunho do Evangelho;
  •  Fortalecer a comunhão e sinergia entre as várias instâncias, orgnismos e iniciativas na área de comunicação na Igreja no Brasil, em vista da sinodalidade e missionariedade;
  •  Proporcionar espaço de formação dos leigos/as, consagrados/as e ordenados para que compreendam as novas linguagens e práticas vivenciadas pela sociedade contemporânea, a fim de inculturar a mensagem do Evangelho no cultura digital;
  •  Incentivar o uso das ferramentas modernas de comunicação entre os agentes pastorais para uma presença mais efetiva na web e para dinamizar e ampliar as ações evangelizadoras da Igreja;
  •  Provocar reflexões sobre as problemáticas presentes no ambiente digital considerando diversos elementos: privacidade, segurança, credibilidade de dados, riscos relativos à ética e aos valores humanos e cristãos;
  •  Refletir sobre a atual organização da comunicação missionária na Igreja no Brasil.

Requisitos

  •  Reflexões temáticas;
  •  Utilização de recursos audiovisuais;
  •  Leitura dos textos propostos pelos assessores;
  •  Indicações de referências bibliográficas para aprofundamento do estudo pessoal.

Público

  •  Membros e colaboradores da PASCOM;
  •  Missionários digitais;
  •  Membros de Novas Comunidades;
  •  Membros e colaboradores das Obras Missionárias;
  •  Membros dos Conselhos Missionários (COMIPAs, COMIDIs, COMIREs, COMISEs);
  •  Responsáveis e colaboradores de Revistas Missionárias;
  •  Membros e colaboradores da rede de comunicação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB);
  •  Membros e colaboradores da equipe nacional de comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Conteúdo do curso

1º Encontro Comunicação Missionária: ide e anunciai
Osnilda Lima e Ricardo Alvarenga

  • 22 de outubro de 2024 – Comunicação Missionária: ide e anunciai
    00:00

2º Encontro – Comunicação Sociotransformadora: ide e ensina
Ricardo Alvarenga

3º Encontro – Comunicação Missionária em Rede: passemos para a outra margem
Osnilda Lima, Ricardo Alvarenga e convidado Guilherme Cadoiss – Santa Carona.

Avaliações

Student Ratings & Reviews

No Review Yet
No Review Yet

Quer receber notificações push para todas as principais atividades no local?