O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, apresenta à Igreja no Brasil mais uma iniciativa: o curso “Comunicação missionária: a formação de redes para a evangelização”.
A Igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, reconhece a necessidade de anunciar o Evangelho nos “novos areópagos”, servindo-se dos benefícios que a cultura midiática proporciona, em vista do fortalecimento da cultura de proximidade e encontro: “Para ser missionária, a comunidade eclesial necessita também se inserir ativa e coerentemente nos novos areópagos, dentre os quais se encontram as redes sociais. Com um olhar propositivo, é imprescindível reconhecer as oportunidades para a propagação do Evangelho que a cultura midiática oferece. […] Por isso, é necessário restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, onde a interação é entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro. Uma comunidade é uma rede entre as pessoas em sua totalidade” (DGAE 2029-2023, n. 118 ).
Por sua vez, o Programa Missionário Nacional 2019-2023, levando em consideração a necessidade de avançar, ampliar, articular melhor e qualificar a atuação da Igreja no que se refere à comunicação, dentro da prioridade “Animação missionária”, se propõe a criação da rede de comunicação missionária (RECOMIS) em vista de fortalecimento dos processos missionários (cf. 3.2.II).
É dentro deste espírito é que gostaríamos de oferecer esta iniciativa formativa, em forma de curso on-line, buscando corresponder ao grande desejo do Papa Francisco de sermos uma Igreja missionária, em saída, para, a exemplo de Cristo, poder comunicá-la e testemunhá-la até os confins do mundo (cf. At 1,8), servindo-nos de todos os meios disponíveis.
Objetivo geral
Impulsionar a missão evangelizadora da Igreja no ciberespaço, através da atuação em rede.
Documento de referência:
Documentos da CNBB 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (edição atualizada). Brasília: Ed. CNBB 2023
HORÁRIO: 22, 23 e 24 de outubro de 2024 – on-line 19:30 às 21:00 – Disponível para ser assistida a qualquer horário
REALIZAÇÃO: Edições CNBB e CCM
PLATAFORMA: Edições CNBB
MODALIDADE: acesso assíncrono
ASSESSORES:
CUSTO: R$ 40,00
O Centro Cultural Missionário (CCM), em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, apresenta à Igreja no Brasil mais uma iniciativa: o curso “Comunicação missionária: a formação de redes para a evangelização”.
A Igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, reconhece a necessidade de anunciar o Evangelho nos “novos areópagos”, servindo-se dos benefícios que a cultura midiática proporciona, em vista do fortalecimento da cultura de proximidade e encontro: “Para ser missionária, a comunidade eclesial necessita também se inserir ativa e coerentemente nos novos areópagos, dentre os quais se encontram as redes sociais. Com um olhar propositivo, é imprescindível reconhecer as oportunidades para a propagação do Evangelho que a cultura midiática oferece. […] Por isso, é necessário restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, onde a interação é entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro. Uma comunidade é uma rede entre as pessoas em sua totalidade” (DGAE 2029-2023, n. 118 ).
Por sua vez, o Programa Missionário Nacional 2019-2023, levando em consideração a necessidade de avançar, ampliar, articular melhor e qualificar a atuação da Igreja no que se refere à comunicação, dentro da prioridade “Animação missionária”, se propõe a criação da rede de comunicação missionária (RECOMIS) em vista de fortalecimento dos processos missionários (cf. 3.2.II).
É dentro deste espírito é que gostaríamos de oferecer esta iniciativa formativa, em forma de curso on-line, buscando corresponder ao grande desejo do Papa Francisco de sermos uma Igreja missionária, em saída, para, a exemplo de Cristo, poder comunicá-la e testemunhá-la até os confins do mundo (cf. At 1,8), servindo-nos de todos os meios disponíveis.
Objetivo geral
Impulsionar a missão evangelizadora da Igreja no ciberespaço, através da atuação em rede.
Documento de referência:
Documentos da CNBB 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (edição atualizada). Brasília: Ed. CNBB 2023
HORÁRIO: 22, 23 e 24 de outubro de 2024 – on-line 19:30 às 21:00 – Disponível para ser assistida a qualquer horário
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