Missal Romano: Estudos sobre os Cantos da Missa – Módulo 1

4.93 (60 Ratings)
4.93 (60 Ratings)
R$25.00
Alunos592
Carga horária 10h
R$25.00
Alunos592
Carga horária 10h
R$25.00

Com
Certificado

Com
Certificado

Compartilhar

Conheça o curso

Este curso teórico-prático oferece uma introdução aos cantos da Missa, explorando sua dimensão histórica, estrutura musical e função litúrgica. O Módulo I será dedicado ao estudo dos cantos do Ordinário da Missa, enquanto o Módulo II abordará os cantos do Próprio da Missa. Será dada especial atenção à legislação litúrgico-musical, com ênfase na nova Instrução Geral do Missal Romano (IGMR). Além da fundamentação teórica, o curso oferecerá atividades práticas para a apreciação de exemplos musicais, principalmente compostos após o Concílio Vaticano II, promovendo uma compreensão mais profunda da relação entre texto, música e celebração. Dessa forma, os participantes desenvolverão competências para escolher e interpretar os cantos na liturgia de maneira consciente e fiel às normas litúrgicas vigentes.

CUSTO: R$ 25,00 – Cartão de crédito e PIX
DATAS: A partir de 10/03 (primeira aula)
HORÁRIO: Aulas síncronas, às segundas-feiras, das 16h às 17h. Posteriormente disponível para ser assistida em qualquer horário.
REALIZAÇÃO: Comissão Episcopal para Liturgia
PLATAFORMA: Edições CNBB
MODALIDADE: acesso síncrono ou assíncrono
REGISTRO DE PARTICIPAÇÃO: pela própria plataforma
ASSESSOR: Prof. Dr. Clayton Júnior Dias

Clayton Dias é Doutor em Música e Pesquisador Colaborador no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, onde realiza o seu segundo estágio de pós-doutorado. Especializou-se em Canto Gregoriano no Centro Francescano di Studi di Canto Gregoriano, em Assis (Itália), e concluiu o Master of Advanced Studies em Canto Gregoriano, Paleografia e Semiologia na Scuola Universitaria di Musica della Svizzera Italiana, em Lugano (Suíça), em 2024. Também realizou cursos de especialização em Manuscritos Litúrgicos Medievais (USP, Harvard University, Sorbonne Université, Asociación Egeria de Madrid). É membro da Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano (AISCGre) e participa de grupos de pesquisa dedicados à catalogação e indexação de manuscritos medievais, como o Cantus Index da University of Waterloo (Waterloo, Canadá) e o Medieval Music Manuscripts Online Database (MMMO) da Association Musicologie Médiévale (Campénéac, França). Além disso, integra o Laboratório de Estudos Medievais da USP-Unicamp. É diretor e professor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e leciona Canto Gregoriano na Scuola di Canto Gregoriano da Associazione Emiliano-Romagnola Cori – AERCO (Bologna, Itália). É diretor artístico e regente do Coro da Arquidiocese de Campinas e mestre-de-capela da Catedral Metropolitana de Campinas. É autor de livros sobre Canto Gregoriano, incluindo “Canto Gregoriano: Teoria e Prática na Liturgia” (Editora Ecclesiae) e “Missal Romano: Cantos dos Ministros e da Assembleia” (Edições CNBB). Com o Coro da Arquidiocese de Campinas gravou os CDs “Eis-me, aqui, Senhor” (Paulinas COMEP), “Cantos do Missal Romano” (Edições CNBB) e “Vinde, adoremos: Cantos para Advento e Natal (Edições CNBB). É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Regional Sul 1) e atua como perito responsável pela música na tradução portuguesa da terceira edição típica do Missal Romano para o Brasil, realizada e publicada pela CNBB.

O que vou aprender?

  • História dos cantos da Missa
  • Legislação litúrgico-musical
  • Gêneros e formas musicais
  • Critérios para a escolha e aplicação na prática litúrgica
  • Apreciação de repertório

Público

  • Bispos, presbíteros e diáconos;
  • Religiosos e religiosas;
  • Seminaristas;
  • Membros de equipes de liturgia e música;
  • Fiéis leigos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a música litúrgica.

Este curso teórico-prático oferece uma introdução aos cantos da Missa, explorando sua dimensão histórica, estrutura musical e função litúrgica. O Módulo I será dedicado ao estudo dos cantos do Ordinário da Missa, enquanto o Módulo II abordará os cantos do Próprio da Missa. Será dada especial atenção à legislação litúrgico-musical, com ênfase na nova Instrução Geral do Missal Romano (IGMR). Além da fundamentação teórica, o curso oferecerá atividades práticas para a apreciação de exemplos musicais, principalmente compostos após o Concílio Vaticano II, promovendo uma compreensão mais profunda da relação entre texto, música e celebração. Dessa forma, os participantes desenvolverão competências para escolher e interpretar os cantos na liturgia de maneira consciente e fiel às normas litúrgicas vigentes.

CUSTO: R$ 25,00 – Cartão de crédito e PIX
DATAS: A partir de 10/03 (primeira aula)
HORÁRIO: Aulas síncronas, às segundas-feiras, das 16h às 17h. Posteriormente disponível para ser assistida em qualquer horário.
REALIZAÇÃO: Comissão Episcopal para Liturgia
PLATAFORMA: Edições CNBB
MODALIDADE: acesso síncrono ou assíncrono
REGISTRO DE PARTICIPAÇÃO: pela própria plataforma
ASSESSOR: Prof. Dr. Clayton Júnior Dias

Clayton Dias é Doutor em Música e Pesquisador Colaborador no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, onde realiza o seu segundo estágio de pós-doutorado. Especializou-se em Canto Gregoriano no Centro Francescano di Studi di Canto Gregoriano, em Assis (Itália), e concluiu o Master of Advanced Studies em Canto Gregoriano, Paleografia e Semiologia na Scuola Universitaria di Musica della Svizzera Italiana, em Lugano (Suíça), em 2024. Também realizou cursos de especialização em Manuscritos Litúrgicos Medievais (USP, Harvard University, Sorbonne Université, Asociación Egeria de Madrid). É membro da Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano (AISCGre) e participa de grupos de pesquisa dedicados à catalogação e indexação de manuscritos medievais, como o Cantus Index da University of Waterloo (Waterloo, Canadá) e o Medieval Music Manuscripts Online Database (MMMO) da Association Musicologie Médiévale (Campénéac, França). Além disso, integra o Laboratório de Estudos Medievais da USP-Unicamp. É diretor e professor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e leciona Canto Gregoriano na Scuola di Canto Gregoriano da Associazione Emiliano-Romagnola Cori – AERCO (Bologna, Itália). É diretor artístico e regente do Coro da Arquidiocese de Campinas e mestre-de-capela da Catedral Metropolitana de Campinas. É autor de livros sobre Canto Gregoriano, incluindo “Canto Gregoriano: Teoria e Prática na Liturgia” (Editora Ecclesiae) e “Missal Romano: Cantos dos Ministros e da Assembleia” (Edições CNBB). Com o Coro da Arquidiocese de Campinas gravou os CDs “Eis-me, aqui, Senhor” (Paulinas COMEP), “Cantos do Missal Romano” (Edições CNBB) e “Vinde, adoremos: Cantos para Advento e Natal (Edições CNBB). É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Regional Sul 1) e atua como perito responsável pela música na tradução portuguesa da terceira edição típica do Missal Romano para o Brasil, realizada e publicada pela CNBB.

O que vou aprender?

  • História dos cantos da Missa
  • Legislação litúrgico-musical
  • Gêneros e formas musicais
  • Critérios para a escolha e aplicação na prática litúrgica
  • Apreciação de repertório

Público

  • Bispos, presbíteros e diáconos;
  • Religiosos e religiosas;
  • Seminaristas;
  • Membros de equipes de liturgia e música;
  • Fiéis leigos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a música litúrgica.

Conteúdo do curso

Ato Penitencial e Kyrie, eleison: história

  • Ato Penitencial e Kyrie, eleison: história
    01:18:11

Ato Penitencial e Kyrie, eleison: legislação, estrutura e apreciação

Glória: história

Glória: legislação, estrutura e apreciação

Credo: história

Credo: legislação, estrutura e apreciação

Santo: história

Santo: legislação, estrutura e apreciação

Cordeiro de Deus: história

Cordeiro de Deus: legislação, estrutura e apreciação

Avaliações

Student Ratings & Reviews

4.9
Total 60 Ratings
5
59 Avaliações
4
0 Avaliações
3
0 Avaliações
2
0 Avaliações
1
1 Avaliação
FA
1 semana atrás
Excelente. pra ver e rever esse curso.
Um curso excelente! Riquíssimo em aprendizado.
ANTONIO LEITE
3 semanas atrás
Curso de excelente qualidade, abordando desde o contexto histórico como a forma de execução do canto. Parabéns pelo conteúdo riquíssimo.
FC
4 semanas atrás
Muito produtivo
AP
1 mês atrás
Este curso convergiu com as minhas expectativas, pois foi um curso que abordou o conteúdo de uma forma bem específica e detalhada acerca dos cantos do ordinário da Celebração Eucarística (Missa).
Para além de um legalismo do que é permitido ou não cantar, ter apresentado as fundamentações histórico-teórico à luz da legislação vigente, foi muito proveitoso.
É certo que, este curso, enriqueceu muito na minha formação na música litúrgica.
TN
2 meses atrás
Perfeito. Além de muito completo, o professor clayton é uma sumidade.
Não parem com esse tipo de conteúdo.
Sugiro um curso sobre salmos
Maravilhoso curso.
ED
2 meses atrás
Sensacional
Parabens!
Excelente conteúdo e o professor é uma sumidade no assunto. Parabéns!
AV
2 meses atrás
O curso foi excelente! Uma riqueza de aprendizado para assim vivermos e servimos melhor o santo sacrifício da missa. Espero que muitos outros cursos voltados à música litúrgica possam ser planejados e colocados a nossa disposição. Obrigada!
o curso foi muito bom!!
Um curso belíssimo que a CNBB nos proporcionou com o professor Clayton que trás uma dimensão única dos cantos da missa, aumentando ainda mais nossa reverência com a liturgia. TODOS que servem na liturgia deveriam fazer.
IDA TEIXEIRA
2 meses atrás
Sou uma pessoa que segue a Liturgia há várias décadas, mas gosto de reciclar e ficar a par de quaisquer novidades. O curso é muito bom. Em agosto, estarei frequentando ao vivo. Obrigada.
VL
2 meses atrás
Obrigada pelo rico e acessível conteúdo!
curso com conteudo riquissimo
RG
3 meses atrás
Uma experiência maravilhosa e enriquecedora
JM
3 meses atrás
Excelente! Obrigado Edições CNBB e Prof. Dr. Clayton por mais essa possibilidade de estudos.
GJ
3 meses atrás
Foi enriquecedor todo o conteúdo, conhecer cada parte do ordinário da Missa foi muito importante para minha formação como músico na Santa Missa. O professor Clayton foi surreal, recomendo que todos os músicos assistissem para melhor servir a Liturgia.
AL
4 meses atrás
o curso foi muito bom, muita formação, muito aprendizado.
Maravilha, sou suspeito pra falar pois já conhecia o trabalho do professor

Quer receber notificações push para todas as principais atividades no local?