Missal Romano: Estudos sobre os Cantos da Missa – Módulo 1

4.91 (43 Ratings)
4.91 (43 Ratings)
R$25.00
Alunos520
Carga horária 10h
R$25.00
Alunos520
Carga horária 10h
R$25.00

Com
Certificado

Com
Certificado

Compartilhar

Conheça o curso

Este curso teórico-prático oferece uma introdução aos cantos da Missa, explorando sua dimensão histórica, estrutura musical e função litúrgica. O Módulo I será dedicado ao estudo dos cantos do Ordinário da Missa, enquanto o Módulo II abordará os cantos do Próprio da Missa. Será dada especial atenção à legislação litúrgico-musical, com ênfase na nova Instrução Geral do Missal Romano (IGMR). Além da fundamentação teórica, o curso oferecerá atividades práticas para a apreciação de exemplos musicais, principalmente compostos após o Concílio Vaticano II, promovendo uma compreensão mais profunda da relação entre texto, música e celebração. Dessa forma, os participantes desenvolverão competências para escolher e interpretar os cantos na liturgia de maneira consciente e fiel às normas litúrgicas vigentes.

CUSTO: R$ 25,00 – Cartão de crédito e PIX
DATAS: A partir de 10/03 (primeira aula)
HORÁRIO: Aulas síncronas, às segundas-feiras, das 16h às 17h. Posteriormente disponível para ser assistida em qualquer horário.
REALIZAÇÃO: Comissão Episcopal para Liturgia
PLATAFORMA: Edições CNBB
MODALIDADE: acesso síncrono ou assíncrono
REGISTRO DE PARTICIPAÇÃO: pela própria plataforma
ASSESSOR: Prof. Dr. Clayton Júnior Dias

Clayton Dias é Doutor em Música e Pesquisador Colaborador no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, onde realiza o seu segundo estágio de pós-doutorado. Especializou-se em Canto Gregoriano no Centro Francescano di Studi di Canto Gregoriano, em Assis (Itália), e concluiu o Master of Advanced Studies em Canto Gregoriano, Paleografia e Semiologia na Scuola Universitaria di Musica della Svizzera Italiana, em Lugano (Suíça), em 2024. Também realizou cursos de especialização em Manuscritos Litúrgicos Medievais (USP, Harvard University, Sorbonne Université, Asociación Egeria de Madrid). É membro da Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano (AISCGre) e participa de grupos de pesquisa dedicados à catalogação e indexação de manuscritos medievais, como o Cantus Index da University of Waterloo (Waterloo, Canadá) e o Medieval Music Manuscripts Online Database (MMMO) da Association Musicologie Médiévale (Campénéac, França). Além disso, integra o Laboratório de Estudos Medievais da USP-Unicamp. É diretor e professor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e leciona Canto Gregoriano na Scuola di Canto Gregoriano da Associazione Emiliano-Romagnola Cori – AERCO (Bologna, Itália). É diretor artístico e regente do Coro da Arquidiocese de Campinas e mestre-de-capela da Catedral Metropolitana de Campinas. É autor de livros sobre Canto Gregoriano, incluindo “Canto Gregoriano: Teoria e Prática na Liturgia” (Editora Ecclesiae) e “Missal Romano: Cantos dos Ministros e da Assembleia” (Edições CNBB). Com o Coro da Arquidiocese de Campinas gravou os CDs “Eis-me, aqui, Senhor” (Paulinas COMEP), “Cantos do Missal Romano” (Edições CNBB) e “Vinde, adoremos: Cantos para Advento e Natal (Edições CNBB). É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Regional Sul 1) e atua como perito responsável pela música na tradução portuguesa da terceira edição típica do Missal Romano para o Brasil, realizada e publicada pela CNBB.

O que vou aprender?

  • História dos cantos da Missa
  • Legislação litúrgico-musical
  • Gêneros e formas musicais
  • Critérios para a escolha e aplicação na prática litúrgica
  • Apreciação de repertório

Público

  • Bispos, presbíteros e diáconos;
  • Religiosos e religiosas;
  • Seminaristas;
  • Membros de equipes de liturgia e música;
  • Fiéis leigos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a música litúrgica.

Este curso teórico-prático oferece uma introdução aos cantos da Missa, explorando sua dimensão histórica, estrutura musical e função litúrgica. O Módulo I será dedicado ao estudo dos cantos do Ordinário da Missa, enquanto o Módulo II abordará os cantos do Próprio da Missa. Será dada especial atenção à legislação litúrgico-musical, com ênfase na nova Instrução Geral do Missal Romano (IGMR). Além da fundamentação teórica, o curso oferecerá atividades práticas para a apreciação de exemplos musicais, principalmente compostos após o Concílio Vaticano II, promovendo uma compreensão mais profunda da relação entre texto, música e celebração. Dessa forma, os participantes desenvolverão competências para escolher e interpretar os cantos na liturgia de maneira consciente e fiel às normas litúrgicas vigentes.

CUSTO: R$ 25,00 – Cartão de crédito e PIX
DATAS: A partir de 10/03 (primeira aula)
HORÁRIO: Aulas síncronas, às segundas-feiras, das 16h às 17h. Posteriormente disponível para ser assistida em qualquer horário.
REALIZAÇÃO: Comissão Episcopal para Liturgia
PLATAFORMA: Edições CNBB
MODALIDADE: acesso síncrono ou assíncrono
REGISTRO DE PARTICIPAÇÃO: pela própria plataforma
ASSESSOR: Prof. Dr. Clayton Júnior Dias

Clayton Dias é Doutor em Música e Pesquisador Colaborador no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, onde realiza o seu segundo estágio de pós-doutorado. Especializou-se em Canto Gregoriano no Centro Francescano di Studi di Canto Gregoriano, em Assis (Itália), e concluiu o Master of Advanced Studies em Canto Gregoriano, Paleografia e Semiologia na Scuola Universitaria di Musica della Svizzera Italiana, em Lugano (Suíça), em 2024. Também realizou cursos de especialização em Manuscritos Litúrgicos Medievais (USP, Harvard University, Sorbonne Université, Asociación Egeria de Madrid). É membro da Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano (AISCGre) e participa de grupos de pesquisa dedicados à catalogação e indexação de manuscritos medievais, como o Cantus Index da University of Waterloo (Waterloo, Canadá) e o Medieval Music Manuscripts Online Database (MMMO) da Association Musicologie Médiévale (Campénéac, França). Além disso, integra o Laboratório de Estudos Medievais da USP-Unicamp. É diretor e professor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e leciona Canto Gregoriano na Scuola di Canto Gregoriano da Associazione Emiliano-Romagnola Cori – AERCO (Bologna, Itália). É diretor artístico e regente do Coro da Arquidiocese de Campinas e mestre-de-capela da Catedral Metropolitana de Campinas. É autor de livros sobre Canto Gregoriano, incluindo “Canto Gregoriano: Teoria e Prática na Liturgia” (Editora Ecclesiae) e “Missal Romano: Cantos dos Ministros e da Assembleia” (Edições CNBB). Com o Coro da Arquidiocese de Campinas gravou os CDs “Eis-me, aqui, Senhor” (Paulinas COMEP), “Cantos do Missal Romano” (Edições CNBB) e “Vinde, adoremos: Cantos para Advento e Natal (Edições CNBB). É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Regional Sul 1) e atua como perito responsável pela música na tradução portuguesa da terceira edição típica do Missal Romano para o Brasil, realizada e publicada pela CNBB.

O que vou aprender?

  • História dos cantos da Missa
  • Legislação litúrgico-musical
  • Gêneros e formas musicais
  • Critérios para a escolha e aplicação na prática litúrgica
  • Apreciação de repertório

Público

  • Bispos, presbíteros e diáconos;
  • Religiosos e religiosas;
  • Seminaristas;
  • Membros de equipes de liturgia e música;
  • Fiéis leigos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a música litúrgica.

Conteúdo do curso

Ato Penitencial e Kyrie, eleison: história

  • Ato Penitencial e Kyrie, eleison: história
    01:18:11

Ato Penitencial e Kyrie, eleison: legislação, estrutura e apreciação

Glória: história

Glória: legislação, estrutura e apreciação

Credo: história

Credo: legislação, estrutura e apreciação

Santo: história

Santo: legislação, estrutura e apreciação

Cordeiro de Deus: história

Cordeiro de Deus: legislação, estrutura e apreciação

Avaliações

Student Ratings & Reviews

4.9
Total 43 Ratings
5
42 Avaliações
4
0 Avaliações
3
0 Avaliações
2
0 Avaliações
1
1 Avaliação
GJ
2 semanas atrás
Foi enriquecedor todo o conteúdo, conhecer cada parte do ordinário da Missa foi muito importante para minha formação como músico na Santa Missa. O professor Clayton foi surreal, recomendo que todos os músicos assistissem para melhor servir a Liturgia.
AL
2 semanas atrás
o curso foi muito bom, muita formação, muito aprendizado.
Antonio Henrique Bueno
3 semanas atrás
Maravilha, sou suspeito pra falar pois já conhecia o trabalho do professor
DB
3 semanas atrás
Excelente. Foi um mergulho no conhecimento da música litúrgica. Particularmente não fazia ideia de tanta beleza histórica, ritualística e musical que havia nos cânticos da missa.
Fabuloso!
RA
3 semanas atrás
Boa didática e clareza nas informações.
Me surpreendi positivamente com a profundidade do curso. Parabêns por terem trazido o Prof. Clayton para esta nobre missão. Já aguardando a segunda parte!
Muito necessário para o momento que a igreja no Brasil vive...
Gabriela Duarte
1 mês atrás
Maravilhoso
Ana Luiza Pugas
1 mês atrás
Curso maravilhoso! Precisa ser mais difundido. Quem sabe até ser obrigatório para nossos padres e bispos… rs
Deus seja louvado por essa iniciativa do prof. Clayton e das Edições CNBB!

Poderiam fazer um curso sobre canto gregoriano e partitura também! 😊
O curso foi muito proveitoso, com um conteúdo muito completo e bem explicado.
S
1 mês atrás
Maravilhoso! ótimo, didático, muito esclarecedor, é sempre bom poder conhecer, ou até mesmo reforçar os conhecimentos para os que já conhecem. Isso nos fortalece na segurança /modelo em nossas comunidades.

NOTA 1000
Excelente curso! Sanou diversas dúvidas que eu tinha sobre os cantos do Ordinário da Missa.
Esse curso foi maravilhoso!! Um divisor de águas!
Foi muito importante para mim, pois é uma confirmação do conhecimento adquirido na EML do professor Ângelo La Serra, é uma combinação maravilhosa e, posso dizer que já estou ansioso para o Módulo 2. Muito obrigado professor.
Ótimo
Apesar da pequena bagagem que possuíamos, confesso que foi preciso trocar de maleiro para absorver tanta coisa boa e fundamental na prática do canto litúrgico durante as missas. Gratidão ao professor Clayton Dias por compartilhar esse importante ensinamento e a CNBB cursos e edições por permitir esse momento rico da nossa liturgia! 🙏🏼
Excelente! Como estava faltando este tipo de formação vinda da CNBB!
Foi muito importante, pois foi objetiva, clara e prática! Perfeitamente possível colocá-la na vivência do dia a dia com segurança! Embasamento!
Obrigada CNBB, obrigada professor Clayton! Esperançosa para a próxima etapa!
AD
1 mês atrás
Excelente curso!

Quer receber notificações push para todas as principais atividades no local?