Missal Romano: Estudos sobre os Cantos da Missa – Módulo 2

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R$25.00
Alunos2
Carga horária 14h
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Conheça o curso

Este curso teórico-prático oferece uma introdução aos cantos da Missa, explorando sua dimensão histórica,
estrutura musical e função litúrgica. O Módulo I, já realizado, foi dedicado ao estudo dos cantos do Ordinário
da Missa. O Módulo II, a ser desenvolvido neste semestre, abordará os cantos do Próprio da Missa. Será dada
especial atenção à legislação litúrgico-musical, com ênfase na nova Instrução Geral do Missal Romano (IGMR).
Além da fundamentação teórica, o curso oferecerá atividades práticas para a apreciação de exemplos
musicais, principalmente compostos após o Concílio Vaticano II, promovendo uma compreensão mais
profunda da relação entre texto, música e celebração. Dessa forma, os participantes desenvolverão
competências para escolher e interpretar os cantos na liturgia de maneira consciente e fiel às normas litúrgicas
vigentes.

• CUSTO: R$ 25,00 – Cartão de crédito e PIX
• DATAS: a partir de 04/08 (1ª aula)
• HORÁRIO: aulas síncronas, às segundas-feiras, das 16h às 17h. Posteriormente disponíveis para serem
assistidas em qualquer horário.
• REALIZAÇÃO: Edições CNBB
• PLATAFORMA: Edições CNBB
• MODALIDADE: acesso síncrono ou assíncrono
• REGISTRO DE PARTICIPAÇÃO: pela própria plataforma
• ASSESSOR: Prof. Dr. Clayton Júnior Dias

Clayton Dias é Doutor em Música e Pesquisador Colaborador no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, onde realiza o seu segundo estágio de pós-doutorado. Especializou-se em Canto Gregoriano no Centro Francescano di Studi di Canto Gregoriano, em Assis (Itália), e concluiu o Master of Advanced Studies em Canto Gregoriano, Paleografia e Semiologia na Scuola Universitaria di Musica della Svizzera Italiana, em Lugano (Suíça), em 2024. Também realizou cursos de especialização em Manuscritos Litúrgicos Medievais (USP, Harvard University, Sorbonne Université, Asociación Egeria de Madrid). É membro da Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano (AISCGre) e participa de grupos de pesquisa dedicados à catalogação e indexação de manuscritos medievais, como o Cantus Index da University of Waterloo (Waterloo, Canadá) e o Medieval Music Manuscripts Online Database (MMMO) da Association Musicologie Médiévale (Campénéac, França). Além disso, integra o Laboratório de Estudos Medievais da USP-Unicamp. É diretor e professor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e leciona Canto Gregoriano na Scuola di Canto Gregoriano da Associazione Emiliano-Romagnola Cori – AERCO (Bologna, Itália). É diretor artístico e regente do Coro da Arquidiocese de Campinas e mestre-de-capela da Catedral Metropolitana de Campinas. É autor de livros sobre Canto Gregoriano, incluindo “Canto Gregoriano: Teoria e Prática na Liturgia” (Editora Ecclesiae) e “Missal Romano: Cantos dos Ministros e da Assembleia” (Edições CNBB). Com o Coro da Arquidiocese de Campinas gravou os CDs “Eis-me, aqui, Senhor” (Paulinas COMEP), “Cantos do Missal Romano” (Edições CNBB) e “Vinde, adoremos: Cantos para Advento e Natal (Edições CNBB). É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Regional Sul 1) e atua como perito responsável pela música na tradução portuguesa da terceira edição típica do Missal Romano para o Brasil, realizada e publicada pela CNBB.

O que vou aprender?

  • História dos cantos da Missa
  • Legislação litúrgico-musical
  • Gêneros e formas musicais
  • Critérios para a escolha e aplicação na prática litúrgica
  • Apreciação de repertório

Público

  • Bispos, presbíteros e diáconos;
  • Religiosos e religiosas;
  • Seminaristas;
  • Membros de equipes de liturgia e música;
  • Fiéis leigos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a música litúrgica.

Este curso teórico-prático oferece uma introdução aos cantos da Missa, explorando sua dimensão histórica,
estrutura musical e função litúrgica. O Módulo I, já realizado, foi dedicado ao estudo dos cantos do Ordinário
da Missa. O Módulo II, a ser desenvolvido neste semestre, abordará os cantos do Próprio da Missa. Será dada
especial atenção à legislação litúrgico-musical, com ênfase na nova Instrução Geral do Missal Romano (IGMR).
Além da fundamentação teórica, o curso oferecerá atividades práticas para a apreciação de exemplos
musicais, principalmente compostos após o Concílio Vaticano II, promovendo uma compreensão mais
profunda da relação entre texto, música e celebração. Dessa forma, os participantes desenvolverão
competências para escolher e interpretar os cantos na liturgia de maneira consciente e fiel às normas litúrgicas
vigentes.

• CUSTO: R$ 25,00 – Cartão de crédito e PIX
• DATAS: a partir de 04/08 (1ª aula)
• HORÁRIO: aulas síncronas, às segundas-feiras, das 16h às 17h. Posteriormente disponíveis para serem
assistidas em qualquer horário.
• REALIZAÇÃO: Edições CNBB
• PLATAFORMA: Edições CNBB
• MODALIDADE: acesso síncrono ou assíncrono
• REGISTRO DE PARTICIPAÇÃO: pela própria plataforma
• ASSESSOR: Prof. Dr. Clayton Júnior Dias

Clayton Dias é Doutor em Música e Pesquisador Colaborador no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, onde realiza o seu segundo estágio de pós-doutorado. Especializou-se em Canto Gregoriano no Centro Francescano di Studi di Canto Gregoriano, em Assis (Itália), e concluiu o Master of Advanced Studies em Canto Gregoriano, Paleografia e Semiologia na Scuola Universitaria di Musica della Svizzera Italiana, em Lugano (Suíça), em 2024. Também realizou cursos de especialização em Manuscritos Litúrgicos Medievais (USP, Harvard University, Sorbonne Université, Asociación Egeria de Madrid). É membro da Associazione Internazionale Studi di Canto Gregoriano (AISCGre) e participa de grupos de pesquisa dedicados à catalogação e indexação de manuscritos medievais, como o Cantus Index da University of Waterloo (Waterloo, Canadá) e o Medieval Music Manuscripts Online Database (MMMO) da Association Musicologie Médiévale (Campénéac, França). Além disso, integra o Laboratório de Estudos Medievais da USP-Unicamp. É diretor e professor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC) e leciona Canto Gregoriano na Scuola di Canto Gregoriano da Associazione Emiliano-Romagnola Cori – AERCO (Bologna, Itália). É diretor artístico e regente do Coro da Arquidiocese de Campinas e mestre-de-capela da Catedral Metropolitana de Campinas. É autor de livros sobre Canto Gregoriano, incluindo “Canto Gregoriano: Teoria e Prática na Liturgia” (Editora Ecclesiae) e “Missal Romano: Cantos dos Ministros e da Assembleia” (Edições CNBB). Com o Coro da Arquidiocese de Campinas gravou os CDs “Eis-me, aqui, Senhor” (Paulinas COMEP), “Cantos do Missal Romano” (Edições CNBB) e “Vinde, adoremos: Cantos para Advento e Natal (Edições CNBB). É membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Regional Sul 1) e atua como perito responsável pela música na tradução portuguesa da terceira edição típica do Missal Romano para o Brasil, realizada e publicada pela CNBB.

O que vou aprender?

  • História dos cantos da Missa
  • Legislação litúrgico-musical
  • Gêneros e formas musicais
  • Critérios para a escolha e aplicação na prática litúrgica
  • Apreciação de repertório

Público

  • Bispos, presbíteros e diáconos;
  • Religiosos e religiosas;
  • Seminaristas;
  • Membros de equipes de liturgia e música;
  • Fiéis leigos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a música litúrgica.

Conteúdo do curso

Canto de entrada: história

  • Canto de entrada: história

Canto de entrada: legislação, estrutura e apreciação

Salmo responsorial: história

Salmo responsorial: legislação, estrutura e apreciação

Sequência: história

Sequência: legislação, estrutura e apreciação

Aclamação ao Evangelho: história

Aclamação ao Evangelho: legislação, estrutura e apreciação

Preparação das oferendas: história

Preparação das oferendas: legislação, estrutura e apreciação

Canto da comunhão: história

Canto da comunhão: legislação, estrutura e apreciação

Canto de pós-comunhão: história, legislação, estrutura e apreciação

Canto final: história, legislação, estrutura e apreciação

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